top of page
Teresa Cristina Molina.jpg

SOBRE

Teresa Cristina Molina

Produtora executiva, cenógrafa, figurinista e cantora (soprano)

 

Formada em desenho pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo atuou como cenógrafa, figurinista e cantora em grupos como: Cena e Canto e Ciabatta de Teatro.

Foi executiva do mercado financeiro por 23  anos onde atuou na área na área administrativo-financeira. Ingressou, em 1998, no Grupo “Cena e Canto”, sob a regência e direção musical de Reinaldo Calegari, onde também integrou a Comissão Representativa do Grupo até  2002.

Entre 1998 e 1999, participou de aulas e cursos de canto com renomadas profissionais, como: Gisele Cruz, Eloísa Baldin e Isabel Maresca.

Em 2000, integrou o musical “Show Boat”, de Jerome Kern (no Theatro São Pedro e no Teatro João Caetano), onde representou dois personagens.

Em 2001, participou do workshop de roteiro, direção e produção, com Walter Webb, na Funarte/SP.

Em 2002, no grupo Cena e Canto, assinou o cenário, figurino e a produção executiva, da opereta “A Viúva Alegre” (no Teatro União Cultural).

Fez cursos de Capacitação para Desenvolvimento de Atividades Sócio Culturais para 3º Setor; Gestão financeira para ONG’s  – SENAC; Captação de recursos - SENAC; Núcleo de Cultura- Lei Federal de Incentivo à Cultura  – SEBRAE/SP; Curso básico sobre a Lei Rouanet – Delegacia Regional do Ministério da Cultura de SP entre outros de gestão financeira,  administrativa e de equipes.

Começou uma carreira como microempresária na área de artes e artesanato, entre 2003 e 2009, quando criou e esteve à frente da Empresa “Pau de Canela Arte e Decoração”, tendo ministrado cursos, workshops e oficinas de tecnicas de artesanato para crianças e adultos.

Em 2009, criou a loja on-line “Atelier Teresa Molina” onde cria, desenvolve e comercializa produtos artesanais voltados para o segmento de noivas, bebês e decoração de casa.

Em 2012 participou da Seleção de Artesãos para ministrar Cursos de Técnicas Artesanais no Estado de SP através da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades- SUTACO, sendo classificada para ministrar as técnicas de Moldagem,  Recorte e Costura em tecido e Pintura em Madeira, edital 003/2012, processo nº 786/2012, de  18/12/ 2012, mesmo ano em que regressou aos espetáculos, na Ciabatta de Teatro, integrando a equipe de produção de cinco leituras dramáticas inspiradas nas obras de Agatha Christie: A Ratoeira, O Caso dos dez Negrinhos (2013), Retorno ao Assassinato (2015), Testemunha de Acusação (2018) e Encontro com a morte (2019). As apresentações aconteceram em Bibliotecas Municipais de São Paulo, Livraria Saraiva e Fnac.

Entre 2017 e 2018 integrou o Coral Cantando no Quintal sob a regência do Maestro Ricardo Barison, tendo se apresentado no 7º MPB Coral do Cineteatro do Clube Paineiras do Morumbi, no Teatro Municipal de Vinhedo, no VIII Festival de Inverno, na UNIFAI,  entre outros locais.

Em 2018 participou do Curso de Dança Circular "Dançando A Natureza"  e em 2019 do Danças Circulares Sagradas, com Estela  Gomes na Uma Paz. 

Em fevereiro do mesmo ano,  participou da oficina de Elaboração de Projetos Culturais ministrada por Nelson Conde na Casa de Cultura de Santo Amaro/ Manoel Cardoso de Mendonça.

Entre os projetos atuais está "A Flor do Sonho" espetáculo on line da Ciabatta de Teatro, contemplado com o FunCultura/ Lei Aldir Blanc, um monólogo musical escrito por Marcos Lopes que conta a vida da poetisa portuguesa Florbela Espanca, que estreiou em setembro/2021 e onde participou da  produção e assina a cenografia e figurino,

No projeto estreado em dezembro de 2021 , o espetáculo  juvenil "Mônica & Khaled- Feliz por você estar aqui" , de Marcos Lopes, inspirado no livro homônimo de Mônica Broti, que retrata a vida de um menino refugiado sírio que foge da guerra com a família para o Brasil, também colaborou na produção e assinou a cenografia e o figurino. 

Em junho de 2022 assinou a produção, criou e confeccionou os figurinos, adereços do fantástico concerto cênico musical "O Carnaval dos Animais" de Camille Saint Saëns, apresentado pelo Orquestra GRU Sinfônica de Guarulhos sob a regência do Maestro Emiliano Patarra em parceria com A Ciabatta de Teatro, com texto e direção cênica de Marcos Lopes apresentado no histórico Teatro Padre Bento.

bottom of page